top of page
Buscar
  • Foto do escritorCris Campos

A Arte da Reparação

Kintsugi (金 kin = ouro | 継ぎ tsugi = emenda), significa literalmente "emendar com ouro" e é uma técnica de restauração de cerâmicas e porcelanas que utiliza laca ou cola misturadas com pó de ouro, prata ou platina.

Kintsugi japonês
Imagem: reprodução/iStok

A estética japonesa valoriza as marcas de desgaste pelo uso de um objeto. Isso pode ser visto como uma razão para manter um objeto mesmo depois de ter quebrado e como uma justificação do próprio kintsugi, destacando as rachaduras e reparos como simplesmente um evento na vida do objeto, em vez de permitir que o seu serviço termine no momento de seu dano ou ruptura.


Kintsugi pode ter semelhanças com a aceitação do imperfeito, daquilo que um dia se quebrou, mas tem uma história que merece ter continuidade, mesmo com marcas e cicatrizes que estão ali, porém restauradas lindamente com um metal precioso para nos lembrar que tudo pode ser revisto, restaurado, revisitado e amado com todas as suas imperfeições com aceitação da mudança na forma de ver o mundo, o outro e do recomeço como aspectos da vida humana.


Não são apenas bens materiais que geralmente descartamos. Nós também descartamos afetos, amizades, amores e outras relações, por preguiça ou indisposição em consertá-las. Um objeto ou uma relação quebrada e consertada traz em si uma história de apreço e estima: cicatrizes da vida e marcas de uma existência.


Sempre é tempo de rever nossa jornada e fazer nosso Kintsugi para contar a nossa história.


Por Cris Campos.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page